23 fevereiro 2009

Desenho Animado

Voltando a pergunta inicial. Onde começa o filme? Onde começa a peça? E o que tem haver desenho animado nessa história, meu Deus? 

O filme, com gente viva, vivíssima, começa bem no “comecim” mesmo. A primeira imagem que vemos é de uma câmera em grua alta, deslizando sobre o telhado de uma velha estação de trem, descortinando uma cidade quase deserta, passa por um grupo de crianças brincando, encontra dois homens numa janela conversando, enquanto observam no atelier pessoas confeccionando motivos folclóricos. 

Ao findar esta seqüência - com gente viva, de carne e osso, surge na tela um lindo desenho animado descrevendo em uma panorâmica aérea o vale dos monólitos de Quixadá, totalmente verde. A câmera passeia, flutua nas nuvens indo até Juatama que está toda enfeitada, população na rua fazendo festa para a chegada de Quarto Besouro.  

 A animação terá momentos bem específicos na película, ora pontuando o inicio de algumas cenas, ora o seu final. O desenho animado em O Auto da Camisinha servirá como uma camada de passagem entre o mundo real e o teatral, a exemplo do início da peça O Auto da Camisinha, anunciada por desenho de anjos barrocos, puxando a cortina que se abre magicamente; Se fará presente na cena do Anjo e seu encontro com Benedito. Em outras situações a animação aparecerá com elemento plástico e estético, como as flores que surgem na tela por onde passa o carro de carro de Quarto Besouro,  ou na a fogueira e os fogos de artifícios, nas estrelas e no céu em nuvens anunciando a chegada de Nossa Senhora, nos delírios de Quarto Besouro ou ainda na borboleta alada que passeia durante o casamento de Lionor e Quarto Besouro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.